BCAA


 

bcaa primaforce


•O que é BCAA
•Como usar BCAA
•O que observar ao comprar


 

O que é BCAA

O nome BCAA vem de "branched chain aminoacids", ou aminoácidos de cadeia ramificada em português. Eles são os aminóacidos leucina, valina e isoleucina. As principais funções desse suplemento são: reduzir o catabolismo muscular e estimular a síntese de proteína nos músculos, contribuindo assim para o ganho de massa muscular, além de também ajudar na recuperação muscular.

Você pode se perguntar nesse momento: mas por que são utilizados apenas esses três aminoácidos no suplemento? A resposta é que esses três aminoácidos constituem cerca de um terço dos aminoácidos do tecido muscular, além disso eles são os aminoácidos que são principalmente utilizados, ou oxidados, durante o exercício físico. Dos três aminoácidos, pesquisas mostram que a leucina é o mais importante, porém também mostram que a leucina sozinha não é tão eficiente quando combinada com a valina e a isoleucina.

Existem estudos que mostram que o uso de BCAA logo antes e durante o treino ajuda a prevenir o catabolismo muscular e também parece ter um efeito de conserver por mais tempo o glicogênio muscular, possibilitando assim que mais exercícios sejam realizados, porém faltam estudos completos e detalhados sobre a suplementação de BCAAs.

Um dos grandes problemas na suplementação de BCAA é a dosagem. Muitos dos suplementos de BCAA vem em cápsulas, onde cada cápsula contém menos de 1 grama de aminoácidos, e quem utiliza o suplemento acaba usando apenas duas ou um pouco mais dessas cápsulas, porém são necessárias doses maiores para que se tenha os efeitos desejados.

Os BCAAs também são bastante utilizados por atletas que estão em fase de "cutting", ou de perda de peso, para ajudar a evitar o catabolismo muscular.

 

Como usar BCAA

O suplemento de BCAA geralmente é usado logo antes do treino, durante o treino e logo após o treino. Antes e durante o treino principalmente para evitar o catabolismo muscular que ocorre durante o treino, e após o treino para estimular a síntese de proteínas e ajudar na recuperação muscular. Quanto a dose mínima a ser usada, é interessante que seja de pelo menos 4 a 6 gramas, até 10-12 gramas ou mais se você tiver recursos suficientes.

 

O que observar ao comprar

A primeira coisa que você deve fazer é avaliar o custo x benefício do produto, pois existe muita diferença entre os suplementos de BCAA no mercado. Verifique quantos gramas de BCAAs existem em cada cápsula e qual o total de cápsulas do suplemento, ou no caso de pó a quantidade total de gramas. Dê preferência aos suplementos que contenham apenas os próprios aminoácidos em sua fórmula, sem outros aditivos (tirando a vitamina B6, que está presente em alguns suplementos de BCAA devido a sua propriedade de atuar no metabolismo de aminoácidos).

Outra coisa a observar é relação de leucina em relação aos outros aminoácidos, pois a leucina é o mais importante dos três. A maioria dos produtos tem a relação 2:1:1, ou seja, 2 gramas de leucina para um de valina e um de isoleucina. Dê preferência a produtos que tenham a relação de 4:1:1 ou mais.

Uma boa sugestão é o Modern BCAA da USPlabs, que possui a ótima relação de 8:1:1. Um bom custo x benefício é o BCAA Power da Labrada, porém a relação dele é de 2:1:1. Caso prefira em cápsulas, uma boa opção é o BCAA da AST.

Existem também o Xtend da Scivation, que além dos BCAAs possui glutamina e citrulina, que é um precursor da arginina e ajuda a aumentar a performance muscular (por isso deve ser tomado antes ou durante do treino preferencialmente), e também contém vitamina B6.

 

• ATENÇÃO: O site www.suplementacaocomsaude.com não se responsabiliza por nenhum dano que o conteúdo desse site possa lhe trazer. Só faça uso de suplementos alimentares ou medicamentos se for autorizado por seu médico. O site www.suplementacaocomsaude.com não vende nem importa nenhum tipo de suplemento ou medicamento. As informações contidas nesse site não substituem as informações e orientações dadas pelo seu médico.